Neste domingo (5) tivemos a passagem do Dia Nacional da Música Clássica: a famosa música erudita, com histórico que descende de séculos de muita estruturação para o gênero.
A data no Brasil foi escolhida em homenagem ao aniversário do compositor Heitor Villa-Lobos, reconhecido mundialmente como um dos maiores compositores da música clássica.
Além disso, Villa-Lobos também ficou conhecido por seu projeto de educação no país, que buscava atrair jovens para o aprendizado da música erudita. Hoje, obras suas são aprendidas e reproduzidas em todo o mundo, como o clássico “O Trenzinho do Caipira”.
E para falar sobre essa data especial, escolhemos alguns momentos de união entre artistas da música clássica e de outros gêneros, como pop e até instrumentistas famosos, para provar que a música clássica tem muito espaço no nosso dia a dia.
Bora conferir essa seleção?
Leia também: Nelly Furtado pede procentagem do hit “Lovezinho”
Freddie Mercury e Montserrat Caballé
Um clássico é realmente um clássico, e dentro da união de um ícone do rock britânico com a ópera, temos o encontro desses dois gigantes.
Em um encontro lindo sediado em Barcelona, entre o vocalista do Queen, Freddie Mercury, e a soprano catalã Montserrat Caballé, surgiu esse dueto maravilhoso.
Sobretudo, ficamos contentes de pensar que esse foi o encontro de um fã com uma artista já admirada. Sabiam? Freddie mereceu!
Ed Sheeran e Andrea Bocelli
Primeiramente, foi a gente que pediu esse encontro, sim!
Ed Sheeran regravou junto de um dos maiores tenores da história, Andrea Bocelli, sua música “Perfect”, lançada em 2017.
A gravação, chamada de “Perfect Symphony”, conta com os artistas cantando em italiano e arrebatando ainda mais os nossos corações.
Inclusive, só pela carinha do Ed no clipe, podemos dizer que foi um sonho realizado.
Afinal, que melhor professor que o talentosíssimo Andrea Bocelli, não é?
Lindsey Stirling e seu medley de Fantasma da Ópera (Andrew Lloyd Webber)
Prestes a completar 11 anos desde seu lançamento, o medley famosa da violinista Lindsey Stirling, conhecida por remixar e criar músicas de forma única em seu instrumento, tornou ainda mais famosa entre os jovens a obra de Andrew Lloyd Webber.
A peça musical “O Fantasma da Ópera”, baseada na obra de Gaston Leroux, é apresentada mundialmente em diversas línguas e há mais de 30 anos. Tem ainda diversas paródias, remixes e versões apresentadas ao longo dos anos. Mas a produção incrível de Lindsey marcou uma geração no YouTube.
Confira:
Edson Cordeiro e Cássia Eller
E por último e definitivamente não menos importante, trouxemos especialmente para você, jovem que não curtiu os LPs nem o surgimento dos primeiros clipes na TV aberta, – aqueles que eram apresentados no Fantástico – esse encontro de duas feras da música nacional.
Cássia Eller é um ícone do rock brasileiro, conhecida especialmente por Malandragem. Mas sua voz impecável é capaz de reproduzir um clássico dos Rolling Stones, I Can’t Get No (Satisfaction), e, ainda por cima, com o contra-tenor Edson Cordeiro.
Considerado desde novo uma promessa do Brasil na música clássica, Edson se apresentou por todo mundo com sua voz inigualável. Atualmente ele mora na Alemanha e também busca socializar a música erudita.
E que potências vocais, não? Cada um na sua área, e é assim que a música ganha forma.
Afinal, quanto mais gêneros pra gente aproveitar, melhor né?
E você? Já conhecia o Dia Nacional da Música Clássica? Que outra união de artistas clássicos e outros gêneros você conhece?
Antes de mais nada, deixe sua opinião nos comentários!
Saiba mais: Especulações dizem que Avril e Tyga serão um novo casal
Foto de capa: Divulgação/ Museu Villa-Lobos