No dia nacional da Música Clássica, data que homenageia heitor Villa-Lobos, preparamos uma lista de encontros de artistas eruditos e outros gêneros musicais.

Dia Nacional da Música Clássica: feats que amamos

Neste domingo (5) tivemos a passagem do Dia Nacional da Música Clássica: a famosa música erudita, com histórico que descende de séculos de muita estruturação para o gênero.

A data no Brasil foi escolhida em homenagem ao aniversário do compositor Heitor Villa-Lobos, reconhecido mundialmente como um dos maiores compositores da música clássica.

Além disso, Villa-Lobos também ficou conhecido por seu projeto de educação no país, que buscava atrair jovens para o aprendizado da música erudita. Hoje, obras suas são aprendidas e reproduzidas em todo o mundo, como o clássico “O Trenzinho do Caipira”.

E para falar sobre essa data especial, escolhemos alguns momentos de união entre artistas da música clássica e de outros gêneros, como pop e até instrumentistas famosos, para provar que a música clássica tem muito espaço no nosso dia a dia.

Bora conferir essa seleção?

Leia também: Nelly Furtado pede procentagem do hit “Lovezinho”

Freddie Mercury e Montserrat Caballé

Um clássico é realmente um clássico, e dentro da união de um ícone do rock britânico com a ópera, temos o encontro desses dois gigantes.

Em um encontro lindo sediado em Barcelona, entre o vocalista do Queen, Freddie Mercury, e a soprano catalã Montserrat Caballé, surgiu esse dueto maravilhoso.

Sobretudo, ficamos contentes de pensar que esse foi o encontro de um fã com uma artista já admirada. Sabiam? Freddie mereceu!

Ed Sheeran e Andrea Bocelli

Primeiramente, foi a gente que pediu esse encontro, sim!

Ed Sheeran regravou junto de um dos maiores tenores da história, Andrea Bocelli, sua música “Perfect”, lançada em 2017.

A gravação, chamada de “Perfect Symphony”, conta com os artistas cantando em italiano e arrebatando ainda mais os nossos corações.

Inclusive, só pela carinha do Ed no clipe, podemos dizer que foi um sonho realizado.

Afinal, que melhor professor que o talentosíssimo Andrea Bocelli, não é?

Lindsey Stirling e seu medley de Fantasma da Ópera (Andrew Lloyd Webber)

Prestes a completar 11 anos desde seu lançamento, o medley famosa da violinista Lindsey Stirling, conhecida por remixar e criar músicas de forma única em seu instrumento, tornou ainda mais famosa entre os jovens a obra de Andrew Lloyd Webber.

A peça musical “O Fantasma da Ópera”, baseada na obra de Gaston Leroux, é apresentada mundialmente em diversas línguas e há mais de 30 anos. Tem ainda diversas paródias, remixes e versões apresentadas ao longo dos anos. Mas a produção incrível de Lindsey marcou uma geração no YouTube.

Confira:

Edson Cordeiro e Cássia Eller

E por último e definitivamente não menos importante, trouxemos especialmente para você, jovem que não curtiu os LPs nem o surgimento dos primeiros clipes na TV aberta, – aqueles que eram apresentados no Fantástico – esse encontro de duas feras da música nacional.

Cássia Eller é um ícone do rock brasileiro, conhecida especialmente por Malandragem. Mas sua voz impecável é capaz de reproduzir um clássico dos Rolling Stones, I Can’t Get No (Satisfaction), e, ainda por cima, com o contra-tenor Edson Cordeiro.

Considerado desde novo uma promessa do Brasil na música clássica, Edson se apresentou por todo mundo com sua voz inigualável. Atualmente ele mora na Alemanha e também busca socializar a música erudita.

E que potências vocais, não? Cada um na sua área, e é assim que a música ganha forma.

Afinal, quanto mais gêneros pra gente aproveitar, melhor né?

E você? Já conhecia o Dia Nacional da Música Clássica? Que outra união de artistas clássicos e outros gêneros você conhece?

Antes de mais nada, deixe sua opinião nos comentários!

Saiba mais: Especulações dizem que Avril e Tyga serão um novo casal

Foto de capa: Divulgação/ Museu Villa-Lobos

Adicionar um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com