Dia Mundia do Rádio: curiosidades e informações sobre a data

Dia Mundial do Rádio: saiba curiosidades sobre a data

Veja a importância do dia 13 de fevereiro para esse meio de comunicação histórico

O Dia Mundial do Rádio é comemorado no dia 13 de fevereiro. E você sabe por quê?

Separamos algumas informações sobre essa data e sobre esse dia especial para o rádio, um meio de comunicação muito especial (principalmente pra nós aqui da FreeRadio)!

Dia Mundial do Rádio

A data foi proposta pela Unesco em 2011 e proclamada pela ONU em 2012. O dia 13 de fevereiro foi escolhido por ser o mesmo do dia da criação da rádio das Nações Unidas, que aconteceu em 1946.

O objetivo da data é, além de homenagear os trabalhos realizados pelo rádio, desde sua criação até as transmissões atuais, conscientizar sobre a sua importância. O rádio é considerado o meio de comunicação mais democrático existente.

É de baixo custo, popular, atende diferentes gêneros e estilos, e ainda pode alcançar as zonas mais remotas e marginalizadas, com informação de qualidade. Sem contar, com as rádios que estão fora do meio comercial (as que escutamos comumente) e atuam diretamente em algumas comunidades e causas.

O ideal desse dia, é fazer com que os donos dos grandes meios de comunicação e detentores das companhias de rádios, facilitem o acesso à comunicação e cooperem entre si e com as rádios educativas e comunitárias.

História do Rádio

O rádio é uma invenção complexa, vocês podem imaginar. Ele reúne três tipos de tecnologia: telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão

Esses três tipos essenciais para a formação do rádio foram sendo descobertos, adaptados e aperfeiçoados ao longos de décadas, a partir de 1860. Mas, considera-se que o italiano Guglielmo Marconi foi o primeiro detentor do título de “Inventor do Rádio” em 1899. Anos depois, Nikola Tesla recebeu a nomenclatura, em 1943.

A primeira transmissão de voz pelo rádio, aconteceu em 1921. Antes disso, algumas espécies de ruídos e sons já haviam sido transmitidos em outra ocasião. No Brasil, a primeira transmissão radiofônico aconteceu em 1922, na data do centenário da Independência.

Importância do Rádio

Como comentado anteriormente, o rádio é popular. Além de acessar muitas pessoas, ele é adaptável. Em um mundo repleto de tecnologias, ele se encaixa desde seu modo mais tradicional, até os serviços de streaming.

Os podcasts, por exemplo, nasceram com a base do rádio. Além de outras formas de narrativas sonoras que dão força ao nosso rádio dito “comum”.

Inclusive, essas novas formas de usar a voz e o som, relembraram como o poder do áudio é importante, e porque o rádio deve ser sempre credibilizado e responsabilizado por manter o envio de notícias coesas, fundamentadas, corretas e verdadeiras.

Além disso, todos os anos, novas formas de melhorar a sociedade são pensadas no Dia Mundial do Rádio. Por isso, uma população bem informada e participativa nessas ações é essencial.

E por fim, é claro, se você quer aproveitar ao máximo o poder da liberdade da rádio na palma da sua mão, baixe o app da FreeRadio.

Disponível em aparelhos Android pelo Google Play.

Fontes: Unesco e Agência Brasil

Para ouvir na FreeRadio:

Playlist Esquenta Carnaval

Playlist para Ouvir com os Amigos

One Response

Adicionar um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com