astrud-gilberto-1h7za2sysua0n

Astrud Gilberto morre aos 83 anos

A cantora foi um ícone da Bossa Nova

Astrud Evangelina Weinert, mais conhecida como Astrud Gilberto, foi uma cantora baiana e uma das figuras mais importantes da Bossa Nova.

A artista nasceu em 29 de Março de 1940, mas com apenas 7 anos se mudou de Salvador para o Rio de Janeiro com sua família.

Astrud cresceu em meio de arte, com o pai professor de literatura e fixados em obras literárias e a mãe uma grande amante de música, que além de cantar também tocava bandolim.

Porém apesar da música a cercando pelos canto da mãe, ela era extremamente tímida e reprimiu sua vontade de cantar durante a infância, foi apenas na adolescência quando conheceu sua melhor amiga Nara, aspirante a cantora, que Astrud começou a cantar.

Nara incentivou a amiga e a apresentou a João Gilberto, que foi amor de Astrud e tiveram seu filho Marcelo.

Com o nome de casada, Astrud subiu em um palco para se apresentar pela primeira vez em 1960, com 20 anos, e nem imaginava que ali começaria uma imensa carreira.

Três anos depois de sua primeira apresentação ela se mudou de país com o marido e participou pela primeira vez profissionalmente de um álbum, a obra ‘Getz/Gilberto’.

Durante algumas apresentações da obra, Astrud percebeu que sofria de medo do palco, uma pânico muito comum.

Em 1964, Gilberto a deixou e a partir daí a artista começou a trabalhar em seus próprios projetos, lançando o primeiro em 1965 e acumulando 18 discos até deixar a música.

Destes 18 discos de Bossa Nova e Jazz, a cantora foi um sucesso como intérprete e compositora, além de poliglota, afinal Astrud já cantou em em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão, além de claro, o português!

A artista fez história ao ser a primeira mulher a receber um Grammy na categoria música do ano em 1965, com sua versão gravada de ‘Garota de Ipanema’, que se tornou um sucesso mundial.

Astrud Gilberto nos deixou nesta segunda-feira, 05 de Junho, com 83 anos e na Filadélfia, Estados Unidos.

Seu falecimento foi confirmado através do Instagram por sua neta Sofia Gilberto.

Adicionar um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com